• Nayara Lima

Fibras solúveis e insolúveis

Sempre ouvimos por aí certos comentários sobre as fibras, que e indicada para isso e para aquilo, que tem que aumentar o consumo e que faz bem para a saúde.

E é verdade! Porém, se for consumida em excesso pode gerar consequências negativas a saúde. Neste post eu vou te explicar o porquê.


Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis, vamos a diferença:

O próprio nome já diz, essas fibras são solúveis em água e acabam formando um gel em nosso intestino, e são facilmente fermentadas por bactérias no cólon, contribuindo para o funcionamento do intestino. Além disso, são excelentes no processo de digestão, contribui com a transformação de carboidratos complexos tornando sua absorção mais lenta, levando à diminuição dos níveis de glicose no sangue e produzem maior saciedade, auxilando no tratamento e prevenção de algumas doenças cronicas não transmissíveis.

As fibras solúveis são encontradas nos cereais, aveia, cevada, linhaça, soja. Nas frutas, maça, limão, banana, laranja. Leguminosas, feijão, lentilha, ervilha e etc.


As fibras insolúveis recebem esse nome porque não são solúveis em água, permanecendo intacta durante todo o trato gastrointestinal (é o caso do milho rs). Têm, como uma de suas principais funções, o aumento do bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino. As fibras insolúveis agem no cólon proximal diminuindo a fermentação e no cólon distal aumentando a absorção de água e melhorando o transito intestinal, e assim facilitando a eliminação fecal.

As fibras insolúveis podem ser encontradas em cereais integrais, frutas com cascas e frutas secas, vegetais folhosos, legumes com casca e etc.

A recomendação diária de ingestão de fibras para adultos é de 25 a 30 g. Essa recomendação foi pensada em função da relação entre o alto consumo de fibras e baixas prevalências de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas não transmissíveis.


É importante ressaltar que deve-se consumir alimentos ricos nos dois tipos de fibras, pois cada uma delas apresenta singularidades importantes para a manutenção do corpo humano. Uma alimentação baseada em cereais integrais, frutas, verduras e leguminosas é a ideal e deveria ser adotada por todos.

Não esqueça de buscar por um nutricionista que possa auxilia-lo a se alimentar da melhor forma de acordo com suas individualidades.


5 visualizações

QS 01  Rua 212 Lote 19
Salas 1112 a 1114
Ed. Connect Towers

Águas Claras - DF
CEP: 71.950-550

Tel: (61) 99860-1917

atendimento@naynutri.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 por Nay Lima. Criado orgulhosamente com BrClicka